Apresentando a voces os 'jornais italianos'

Ciao a tutti

Em 2006 quando ainda estava no Brasil e me preparava para vir à Italia, uma das maiores preocupaçoes que eu tinha era com a lingua italiana, afinal a ùnica certeza que eu tinha naquele momento era que eu faria meu processo sozinho, sem ajuda profissional de ninguém, e com isso meu italiano teria que estar 'tinindo' quando chegasse aqui na terra de Dante.


Me lembro de estar perambulando pela Av. Paulista quando me deparei com um jornal pendurado numa banca de revistas, pròximo ao prédio do consulado. Cheguei mais perto e me vi que se tratava do jornal italiano "Corriere della Sera". Lembro de ficar surpreso em saber que um periodico italiano era vendido no Brasil e o melhor: era diàrio, com as noticias praticamente em tempo real. Sò nao gostei quando soube que custava 7 reais, obviamente nao poderia me dar o luxo de comprà-lo todos os dias.

Sai da banca 7 reais mais pobre, mas com o jornal embaixo do braço, louco para saber o que acontecia deste lado de cà. O ùnico problema é que eu nao falava italiano e nao preciso dizer que nao entendi praticamente BULUFAS do que estava escrito...

Naquela época eu era assinante do jornal Folha de Sao Paulo, e achei interessante a diferença entre os dois, principalmente em questao ao formato dos mesmos. O Corriere era menor em comparaçao com a Folha, por isso era muito mais fàcil de ler no metro ou onibus, por exemplo!

Bom, depois de quatro anos e vivendo hoje na nossa bella Itàlia, me peguei pensando nisso e gostaria de mostrar a voces como sao os jornais italianos!!!


Abrir o jornal pela manha é um hàbito aqui na Itàlia, quase uma necessidade pra dizer a verdade. Basta entrar numa cafeteria qualquer e là està a prova: diversos jornais 'espalhados' pelo local, apenas esperando para serem folheados pelo povo enquanto aproveitam para esperar seu café e seu cornetto alla crema...


Cada regiao tem o "seu jornal". Aqui na Toscana temos o "Il Tirreno", assim como Emilia Romagna e Marche tem o "Resto del Carlino", o Veneto le-se mais o "Il Messagero", Roma adora "La Repubblica", etc

Cada um destes jornais tem sua versao local, pego por exemplo o Il Tirreno aqui da Toscana. Ele dispoe de 13 versoes, que sao elas:

- Livorno
- Cecina - Rosignano
- Empoli
- Grosseto
- Lucca
- Massa-Carrara
- Montecatini
- Piombino - Elba
- Pisa
- Pistoia
- Pontedera
- Prato
- Versilia

Isso significa que quem mora em Versilia encontrarà materias especificas e diferente daqueles que vive em Pisa - mesmo comprando o mesmo jornal "Il Tirreno" nas bancas.

Hoje, os jornais de maior circulaçao na Itàlia sao:

- Corriere della Sera - com uma tiragem de 687.879 exemplares
- La Repubblica - com uma tiragem de 620.810

Para efeitos de comparaçao, os dois jornais de maior circulaçao no Brasil sao:

- Folha de Sao Paulo - 296.000 exemplares
- Super Noticia - 288.000 exemplares

Sim, quando vi os nùmeros também nao acreditei: a Itàlia com uma populaçao de aproximadamente 60 milhoes de pessoas tem no seu jornal de maior circulaçao uma tiragem 2,5 vezes maior do que o Brasil com sua populaçao de aproximadamente 193 milhoes de pessoas...

Existem diversos locais onde voce pode comprar seu jornal, os mais comuns sao a Tabaccheria e a Edicola.

A Tabaccheria é um negòcio, geralmente de pequenas dimensoes, criado inicialmente pelo Estado Italiano para controlar a venda de cigarros. Hoje em dia, muitos 'Tabacchi' vendem também jornais e revistas.


Outro local para comprar seus jornais e revistas é na Edicola, que é literalmente o local italiano que conhecemos com Banca de Jornais no Brasil.


Abaixo deixo um trecho do artigo que encontrei no site RagusaNews.com para todos aqueles que jà estao aqui na Itàlia e para aqueles que ainda estao por vir, nao deixem de viver esta experiencia, que como dizemos por estas bandas, é uma coisa "di tutto italiana" :)



O nosso diàlogo no bar, pela manha, em frente ao café e ao jornal. Existe algo melhor do que isso?

Todas as manhas nos encontramos no bar, no café da manha, pedimos um café e lemos o jornal. Um, dois, tres, quatro jornais, dia apòs dia, todos os dias, depois do café, todas as manhas.
Pode parecer um comportamente normal, um simples evento que se repete: amigos que se encontram no bar, pedem seus cafés e leem seus jornais. Pode parecer, mas nao é. A plenitude deste momento de bem-estar, e é exatamente de bem-estar que estou falando, daqui a pouco voces descobrirao por que, nao està no primeiro café matinal, tampouco na leitura atormentada das pàginas dos nossos jornais. Nòs - a cada manha - nos encontramos no bar e edificamos nossa consciencia, depois do café, depois da leitura dos jornais, todas as manhas, todos os dias. E' assim que "construimos", bebendo o café, lendo os jornais e pensando, naquilo que sabemos, naquilo que conhecemos, naquilo que nos foi ensinado... Cada manha é uma nova construçao, uma nova fabrica, um novo edificio de consciencia, e de razao. Como? Depois do café, depois da leitura, apenas conversando...

Nesta traduçao despretensiosa que fiz, ao contràrio do autor que utiliza a figura do bar como retòrica, prefiro enfatizar a importancia e o hàbito de a cada dia, a cada manha, poder observar este tipo de comportamento tao simples e ao mesmo tao complexo do povo italiano.

Cliquem aqui para acessar o site Edicola2000 e navegar entre os principais jornais italianos.

Uma òtima semana a todos voces!!!

Comentários

Thais disse…
bacana o tópico.
Juliana Rossa disse…
Oi Fábio! Tudo bem?
Eu acho que um dos motivos da tiragem tão alta dos jornais é porque os italianos preferem ler o jornal no papel, enquanto os brasileiros estão migrando com maior rapidez para os jornais on-line.
Abraços!
Anônimo disse…
Concordo com Juliana, mas acredito que a tiragem da Folha de Sao Paulo diminuiu consideravelmente pela ma qualidade e ter exercido um papel escandalosamente tendencioso nestes ultimos anos e principalmente neste ultimo, durante as eleiçoes presidenciais.Enquanto o mundo mostrava os pontos negativos e positivos do Brasil dos ultimos 8 anos, aqui somente eram noticiadas as mazelas, muitas vezes inveridicas. Para voce ter uma ideia, o governo de Sao Paulo deitou e rolou nas falcatruas ( mostradas por blogs independentes) e nao saiu em nenhuma manchete da Folha!!!Conheço muitas pessoas que deixaram de assinar a Folha de Sao Paulo por estas e outras, independente de opçao politica!!
Abraços, Rosana-Maringa Pr
Fabio Barbiero disse…
Oloco Rosana, verdade?? Faz bastante tempo que eu nao leio a Folha, mas quando morava no Brasil era assinante. Nao conseguia ler o Estadao nem por decreto rsrsrs

Em relaçao ao comentàrio da Juliana, além do gosto, acredito que o valor do jornal também influi, pois enquanto pagamos cerca de 1 euro para ler um jornal (inclusive aos domingos) no Brasil é bem mais que isso, nao??

Adorei a troca de idéias, escrevam mais :)
Anônimo disse…
Parabéns pelo Post e pelo blog em geral! Voce cumpre um papel muito importante em divulgar este aspecto tao bom da cultura italiana (o costume de ler os jornais) abrindo com isso uma discussao de enorme importancia para o Brasil atual (como se ve do comentario da Rosana de Maringa, com quem concordo plenamente). Outro aspecto interessante: muitos jornais da Italia sao claramente ligados a uma posiçao politica, e nao tentam se esconder sob uma falsa independencia de ideias. Atualmente no Brasil, os jornais de grande circulaçao e a midia em geral é ferozmente a favor de um unico grupo politico e dos seus interesses, mas se dizem independentes ou preferem dançar conforme a musica. Exceçao a CartaCapital do italiano Mino Carta, que assume seu apoio a Lula, e me parece que quase enfrentou um processo por isso.
Porem um aspecto triste: alguns jornais bons e de grande tradiçao da Italia estao por um fio pelos cortes dos subsidios do Estado (que antes incentivava a multiplicidade de pontos de vista) como o caso de Il Manifesto, que aparece na sua imagem, (o governo atual esta cortando tudo e tem um certo temor de opinioes diversas e um grande desejo de controle total da midia).
Abraços da Milano e parabéns novamente.
Fabio Barbiero disse…
Ola Anonimo da Milano

Eu sempre achei muito saudàvel este aspecto do jornalismo italiano em tomar à frente em suas posiçoes. Isso se ve com mais clareza no jornalismo esportivo: enquanto no Brasil é comum ouvir um narrador dizer que seu time de coraçao é o "jornalismo futebol clube" aqui diz-se claramente qual o time. Em relaçao ao governo atual, esperamos que em poucas semanas isso termine e caia efetivamente o governo Berlusconi, embora isso jà aconteceu hà algum tempo, basta apenas o ato oficial.

Forte abraço e adorei a discussao criada neste tòpico!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Analise dos documentos pela Minha Saga - Parte II de II

Compra da passagem no Paraguai e entrando na Argentina

Fim do blog (o bom filho à casa torna!)