8 de novembro de 2011 - O dia em que a Itàlia assistiu ao fim do 'berlusconismo'

O dia 8 de novembro de 2011 deveria ser marcado no calendàrio italiano como feriado nacional como o dia em que a Itàlia assistiu o tao sonhado fim de um dos mandatos politicos mais longos da història recente: o do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.


Para entendermos o que aconteceu no fatidico dia 8, temos que retornar um pouco no tempo, mais precisamente atè o dia 10 de maio de 1994 quando Silvio Berlusconi venceu pela primeira vez as eleiçoes, sendo escolhido como presidente do conselho de ministros da Itàlia.

Naquele momento, Berlusconi era jà um empresàrio de sucesso, dono de um verdadeiro império e também de uma grande parte da midia italiana. Aproveitando que o pais passava por um momento complicado, quando aconteciam vàrios escandalos conhecidos como 'Tangentopoli' (no Brasil ficou conhecido como 'Operaçoes Maos Limpas') e pela falta de lideres politicos, Berlusconi entrou em campo, fundando o partido Forza Italia e vencendo as eleiçoes.

Inserisci link
Porém sua primeira experiencia como primeiro-ministro durou pouco: ainda no ano de 1994, no dia 21 de novembro Silvio Berlusconi foi incluido no processo de pagamento de proprinas e no dia 22 de dezembro apresentou sua demissao ao entao presidente da Republica Oscar Luigi Scalfaro.

Mas nao demoraria muito para seu retorno ao cenàrio nacional, em 2001 começaria o Governo Berlusconi II (de 11 de junho 2001 a 23 de abril 2005), em seguida o Governo Berlusconi III (de 23 abril 2005 a 17 de maio 2006), e por fim o Governo Berlusconi IV (de 8 de maio 2008 atè os dias de hoje).

Podemos perceber que desde 1994 atè 2011, apenas por poucos anos a Italia nao foi governada por Silvio Berlusconi, e neste periodo criava-se o neologismo berlusconismo para designar o verdadeiro fenomeno social que sua imagem causava, mas também utilizada pela oposiçao ao seu regime com o significado de anomalia italiana.

"Eu nao tenho medo do Berlusconi em si, tenho medo do Berlusconi em mim"

Essa frase foi pronunciada hà muitos anos atràs por Giorgio Gaber - cantor italiano e reeditada recentemente por Beppe Sevegnini - escritor italiano no seu livro "La pancia degli italiani":



Neste livro Beppe explica o quanto de "Berlusconi" existe dentro de cada italiano, pois uma coisa è certa: uma pessoa que permaneceu 17 anos no poder significa que o povo se sentia representado de alguma forma por esta pessoa!!!

A imagem de bonachao, seguro de si, rodeado de belas mulheres e multi-milionàrio durante anos foi uma espécie de espelho, onde grande parte do povo italiano se via refletido, invejando a bella vita do primeiro ministro.

O que deu errado?

Sendo Berlusconi um homem genial e bem-sucedido, o que entao deu errado em seu governo, chegando ao ponto de demitir-se??

E' dificil explicar as causas do seu declinio, muitos acreditam que Berlusconi acreditou que seu carisma seria suficiente para resolver os problemas da Itàlia. Ele permaneceu no poder mais tempo do que Giovanni Giolitti e De Gasperi, porém enquanto estes ultimos conseguiram desenvolver industrialmente o pais e modernizar a Itàlia pòs-guerra, enquanto Silvio Berlusconi fez a Itàlia regredir politicamente, economicamente, socialmente e ainda no cenàrio internacional.

Muitos estadistas sao conhecidos pelos seus feitos, suas obras, suas açoes. Silvio è conhecido pelas suas gafes, seus comportamentos inadequados e suas declaraçoes estapafùrdias.

Quem nao se lembra do momento històrico em que a América elegeu o 1º presidente negro de sua història? Tantas belas declaraçoes dos lideres mundiais, felicitaçoes, mensagens de apoio e carinho e o que disse Berlusconi? "Barack Obama è belo, jovem e bronzeado"

Outro momento absurdo aconteceu durante uma reuniao da comissao européia, quando criticado pelo deputado alemao Martin Schultz respondeu que um produtor italiano estava preparando um filme sobre os campos de concentraçao nazistas e que ele (Berlusconi) indicaria o deputado para o papel de Chefe Nazista...

Sem contar a imensa bronca que recebeu da rainha Elizabeth da Inglaterra durante a foto oficial do G20 em 2009: - Precisa gritar? perguntou a rainha depois que ele gritara o nome de Obama para que ficasse ao seu lado.

O que muda para nòs - cidadaos italianos nascidos no exterior?

Todos sabemos que os consulados italianos nao sao um exemplo de competencia e agilidade em suas açoes. Estes mesmos consulados sao subordinados à embaixada italiana que por sua vez segue as diretrizes do Ministerio das Relaçoes Exteriores, cujo titular è homem forte do primeiro ministro e portanto segue as diretrizes e idéias que afetam tanto a politica externa quanto a conduta dos respectivos consulados e embaixadas no exterior - consequentemente nos afetando diretamente!!!

Outro Ministério que nos afeta è aquele do Interior: responsàvel pelas politicas referentes à imigraçao, controle das fronteiras, politica de vistos e que nos afeta bastante - basta lembrar o vàcuo que houve entre a criaçao do permesso di soggiorno pela posta italiana e a emanaçao da circular que criava a declaraçao de presença...

Dentro deste contexto, é importante lembrar que o ministro do interior - Roberto Maroni - além de ser homem de confiança de Berlusconi è também filiado ao partido Lega Nord - partido de direita e que defende diversas idéias absurdas - como o fechamento das fronteiras italianas, introduçao da proibiçao de atendimento médico às pessoas irregulares no pais, idéias separatistas, entre outros absurdos.

Nao hà dùvidas que um novo governo, criado com a proposta de fazer com que o pais cresça e retome seu lugar de destaque dentro da Uniao Européia, além de beneficiar diretamente todo o povo italiano, também trarà enormes frutos a todos nòs.

E exatamente por isso è que o dia 8 de novembro deveria tornar-se feriado nacional: sendo comemorado como o dia em que Silvio Berlusconi saiu da Camara dos Deputados, entrou na residencia do Presidente da Republica Italiana e demitiu-se, fazendo um grande favor à Itàlia e a todos nòs italianos.

Imagem de Berlusconi antes do pedido de demissao, dentro do carro chegando ao palacio presidencial

E viva l'Italia!!!

Comentários

Nathaly Coroker disse…
Oi, Fábio. Eu tava mesmo querendo ver sua opinião sobre a demissão do Berlusconi, pois aqui no Brasil, a mídia mostra isso como um fato negativo para a Itália. O que me preocupa agora são quais mudanças serão feitas (se houverem) com relação ao processo de cidadania italiana para o próximo ano, pois será em 2012 que meu marido trilhará os passos da "saga" para conquistar o direito da cidadania italiana para nossa família. Qualquer novidade, por favor, nos avise!!!! Obrigada! :-)
Maurício disse…
Olá Saga,

Bello post. Acompanho a situação do "Burlasconi", mas não sabia do fato de que o cantor Giorgio Gaber havia escrito. Realmente ele teve um momento de lucidez e muita introspecção, pois se o cara fica todo esse tempo no poder é porque ele estava sendo apoiado pelos seus iguais.
Espero realmente que as coisas melhorem e principalmente para aqueles que moram na velha bota, pois vejo constantemente amigos postarem nas redes sociais o quanto está difícil morar por ai. Acredito que não seja a situação de todos mas sabemos que precisa melhorar.

Parabéns pelo post E viva l'Italia !!!!

Mauricio
mauricio disse…
Olá Fábio,
Desculpe-me interromper este post com outro assunto Fábio, mas gostaria de saber como consigo certidões de nascimento e casamento de meu nonno mais atualizadas? Eu já tenho elas, porém são antigas e creio que na Itália não aceitaram para dar início ao processo de reconhecimento! Devo solicitar ao comune onde ele nasceu, isto? Como é a forma de envio delas para o Brasil (correios normal? via consulado?) E quanto tempo + ou - para chegar? E se vc saberia me informar se isto tem algum custo para o requerente?


Abraços Fábio e sucesso aí na Itália (mais do que vc já teve até o momento, é claro.... hehe)

Atenciosamente
Mauricio
Caxias do Sul - RS
Boa noite Saga,
Comentário interessante. Ontem foi um dia feliz para mim e minha família, pois recebemos a carta da comune di stienta falando que já estamos registrados e inscritos no aire. Agora são só alegrias! Apesar deu eu ter feito todo o processo pelo Brasil, o seu blog ajudou bastante. Valeu demais!
Fabio Barbiero disse…
Ola Nathaly

Nao se preocupe que nao existirà nenhuma mudança em relaçao ao processo de cidadania, o processo burocràtico continuarà o mesmo :)
Fabio Barbiero disse…
Grande Mauricio

Viva l'Italia!!!
Fabio Barbiero disse…
Mauricio de Caxias do Sul

Isso depende muito do comune e onde ele està localizado! Existem comunes que enviam normalmente por carta para o Brasil e outros que simplesmente rasgam o pedido e nao respondem! Em relaçao aos custos è a mesma coisa: a grande maioria nao cobra, outros cobram uma taxa pequena em torno de um euro, outros cobram a taxa de emissao e ainda exigem que o requerente pague os custos do correio - entao è melhor voce entrar em contato diretamente com o comune (de preferencia por telefone) e perguntar a eles como è feito o pagamento e o envio do documento.

Forte abraço!!!
Fabio Barbiero disse…
Ciao Paulo

Que òtima noticia - parabéns!!!!!!!!

Agora è sò fazer o passaporte e cair no mundo rsrsrs

Forte abraço e fico feliz por ter contribuido de alguma forma ;)
Anônimo disse…
é Fábio... sem dúvida um dia histórico. Penso que as próximas gerações estudarão tudo isso em seus livros de história. Quanto a questão de cidadania, com a mudança do "chefe" dos ministros, também não pode haver mudança de nomes de ministros ou pelo menos uma mudança de diretrizes, facilitando um pouco nossa vida ao destino da cidadania?
ótimo post em um dia histórico, Valeu Fábio.
mirela fumagalli disse…
tivemos almoço comemorativo !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Analise dos documentos pela Minha Saga - Parte II de II

Compra da passagem no Paraguai e entrando na Argentina

Fim do blog (o bom filho à casa torna!)